SALA DE AULA

Peixes

Perguntas:

1-Características gerais dos peixes (corpo, pele, brânquias, opérculo, ectotérmico, linha lateral, etc).
R:O corpo dos peixes com esqueletos ósseos é geralmente achatado lateralmente e fusiforme , facilitando seu deslocamento na água.
A pele é recoberta de escamas, que protegem o corpo, e secreta um muco, que deixa o corpo escorregadio e ajuda no deslocamento em um meio relativamente viscoso como a água.
São animais ectotérmicos, ou seja, a temperatura do seu corpo varia com a temperatura do ambiente; se caso, a água.

2-Como é a respiração dos peixes ?
R: A respiração dos peixes ósseos ocorre por meio das brânquias, estruturas formadas por pequenos filamentos ricos em vasos sanguíneos. As brânquias são cobertas por uma peça óssea denominada opérculo. A água entra pela boca , é direcionada para as brânquias e depois sai pelo opérculo. A troca de gases ocorre quando a água passa pelas brânquias e o gás oxigênio dissolve na água passa aos vasos sanguíneos e é levado ao coração e o gás carbônico trazido pelos vasos sanguíneos é liberado na água pelos opérculos.

3-Como é a reprodução dos peixes ?
R:A maioria é ovípara, ou seja, põe ovos. Geralmente nos peixes ósseos, a fecundação é externa e nos cartilaginosos é interno.

4-Benefícios dos peixes?
R:O peixe é importante quando se trata da saúde do seu coração e dos vasos sanguíneos. Ironicamente, os peixes gordos são melhores do que os peixes magros por conterem mais ácidos graxos e ômega 3.

5-Tipos de esqueletos que os peixes podem ter? Exemplos.
R:Esqueleto ósseo (carpa, tilápia, bagre, truta, piranha, etc.)e esqueleto cartilaginoso (tubarão, arraia, cação).