quarta-feira, 25 de agosto de 2010
artropodes
Os artrópodes agrupam mais de 800 mil espécies, quantidade que supera todos os demais filos reunidos. São adaptáveis em diferentes ambientes, tem uma grande capacidade de reprodução, é muito eficiente em suas funções naturais e no caso das abelhas, formigas e cupins tem uma perfeita organização social.
Os artrópodes são invertebrados que possuem patas articuladas, tem uma carapaça protetora externa, que é o seu esqueleto.
verminose
Verminose é uma doença provocada por agentes específicos, denominados parasitas, especialmente que vivem no interior do corpo do hospedeiro. Constitui-se um a doenças frequente, de difícil controle pelos órgãos públicos, que acomete o ser humano de forma irrestrita. É observada nas crianças e nos adultos, em ambos os sexos, em todas as classes sociais, tanto na zona rural como nas cidades.
vermes
o grupo vermes designava a todos os não pertencentes ao grupo dos , ou seja, todos os animais desprovidos de esqueleto interno ou externo. O grupo vermes não é mais usado pela ciência, que o dividiu em vários filos.
Animal com o corpo alongado e/ou achatado e sem esqueleto interno ou externo. Não possuem membros, embora possam ter apêndices reduzidos na superfície para a locomoção.
quarta-feira, 18 de agosto de 2010
vertebrado
PEIXES Os peixes são vertebrados de sangue frio. Vivem na água, respiram através de brânquias e têm escamas e barbatanas.
ANFÍBIOS Os anfíbios incluem os rãs e os tritões. São animais de sangue frio que podem viver tanto em terra como na água. Os seus ovos são lançados na água. Quando os ovos eclodem as larvas das rãs são chamadas de girinos.
RÉPTEIS As cobras, os lagartos e as tartarugas fazem parte dos répteis. Têm uma pele com escamas, põem ovos com casca e em terra. Os dinossáuros eram répteis.
AVES As aves têm penas e asas, reproduziem-se através da postura de ovos. Estes animais fazem ninhos para pôr os ovos. Quando as aves saem do ovo, são chamadas de pintainhos ou passarinhos.
MAMÍFEROS Os mamíferos são vertebrados de sangue quente e com o corpo revestido por pelos. Respiram através de pulmões, têm dois pares de membros e alimentam as suas crias com leite.
O grupo dos invertebrados inclui 97% de toda a espécie animal, exceto o dos vertebrados (peixes, répteis, anfíbios, pássaros e mamíferos).
Uma característica comum a todos os invertebrados é a ausência da espinha dorsal. Como exemplo, podemos citar as esponjas (que apesar de nem sempre se enquadrarem nesta categoria, continuam a fazer parte deste grupo).
Além da ausência de espinha dorsal, há ainda outras características comuns a estes seres, como:
· formação multicelular (grupos diferentes de células compõem este organismo)
· ausência de parede celular (pois são formados por célula animal)
· com exceção das esponjas, possuem tecidos como resultado de sua organização celular
· sua reprodução geralmente é sexuada (gametas masculinos e femininos se combinam para formar um novo organismo)
De forma geral, podemos dizer que a grande maioria dos invertebrados é capaz de se locomover. Contudo, as esponjas somente realizam esta tarefa quando elas ainda são bem jovens e pequenas. Já as lagostas e os insetos são capazes de se movimentar durante toda sua existência.
Diferentemente dos vegetais (que produzem sua própria energia através da fotossíntese), os invertebrados necessitam extrair a energia necessária para sua sobrevivência através de outros seres. Para isso, eles se alimentam de seres autótrofos (vegetais) e heterótrofos (animais).